Se depois do seu treino você tem a sensação de que seu ganho de massa muscular não foi como desejava ou se você gostaria de ter um desempenho esportivo melhor, BCAA é uma boa opção para complementar sua alimentação.

Preparamos para vocês um artigo especial sobre BCAA, onde falamos tudo que você precisa saber para maximizar seus ganhos de massa muscular magra.

O que é BCAA?

O BCAA é um suplemento com a formulação de aminoácidos de cadeia ramificada os chamados “aminoácidos essenciais”, ou seja, que o nosso corpo não produz e deve ser obtido através de alimentação e suplementação.

Composição do BCAA?

O BCAA (Branch Chain Amino Acids) é formado por três aminoácidos: Valina, Leucina e Isoleucina. Eles fazem parte do grupo das proteínas.

Para que serve o BCAA?

O BCAA é fundamental para auxiliar na recuperação do músculo gerando consequentemente maior ganho de massa muscular.

Quais os benefícios da suplementação de BCAA?

Os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) por aumentarem a síntese de proteínas musculares e reduzirem a sua degradação, fornecem benefícios como: encurtamento do tempo de recuperação após o exercício, aumento da resistência muscular, diminuição da fadiga muscular, fonte de energia durante dieta e preservação do glicogênio muscular. Gerando um treino de qualidade e com melhores resultados.

Porque é importante consumir BCAA para o ganho de massa muscular?

Porque é durante o treino intenso com pesos, que o corpo normalmente fica em um estado altamente catabólico. Nesse momento, se não houver os nutrientes necessários para abastecerem seu organismo durante o treino, ele passa a "roubar" os aminoácidos (BCAA’s) que estão presentes nos músculos para suprir a demanda do corpo por energia. O resultado disso é a perda de massa muscular. Por isso, a importância da suplementação de BCAA para praticantes de atividade física que almejam hipertrofia muscular.

Quais as vantagens do BCAA?

Fonte alternativa de energia para quase todos os tecidos; Evita a quebra de tecido muscular após o exercício, Auxilia na recuperação de microtraumas musculares causados por treinos fortes, Os níveis de ácido lático são menores após o exercício com o uso do BCAA; e ainda potencializa a liberação do hormônio do crescimento (GH).

Qualquer pessoa pode consumir BCAA?

Sim. Qualquer indívíduo que deseja ganho muscular e melhora no desempenho esportivo.

Como Tomar corretamente BCAA?

O ideal é consumir segundo as pesquisas, 4-6 gramas de BCAA antes dos exercícios intensos e 4-6 gramas depois. Assim você poderá otimizar seus resultados de recuperação e ganho de massa muscular.

É melhor consumir o BCAA antes ou depois do Treino?

O Ideal é ingerir o BCAA imediatamente antes e após o treino intenso com pesos ou um treino aeróbico de maior intensidade. Ainda, tomar o BCAA pós-treino juntamente com o Whey Isolado é uma ótima alternativa para auxiliar na reposição mais rápida de BCAA nos músculos, acelerando a recuperação muscular e prevenindo o overtraining.

Qual a diferença do BCAA em cápsulas e Líquido?

A apresentação do BCAA em forma líquida oferece um diferencial, pois apresenta maior velocidade de absorção pelo organismo, comparado com a versão em cápsulas.

BCAA tem efeitos colaterais?

Não, segundo pesquisas, por se tratar de aminoácidos essenciais e não serem produzidos pelo organismo, o ideal é serem consumidos através de alimentação e ou suplementação.

BCAA quanto tomar?

O Ideal é consumir de 2 a 5 cápsulas antes do treino e 2 a 5 cápsulas após o treino. A quantidade varia conforme a composição dos BCAA’s vendidos no Mercado.

BCAA Emagrece?

O BCAA é um conjunto de três aminoácidos que auxilia na recuperação muscular e definição, portanto o BCAA em conjunto com um treino adequado e uma alimentação balanceada pode auxiliar no emagrecimento, porém utilizado sozinho não pode ser designado como um suplemento emagrecedor.

BCAA ajuda a definir?

A utilização do BCAA, juntamente com uma alimentação saudável e um treino adequado serão fundamentais para a definição. Porém utilizado isoladamente não possue tal efeito.

Qual o preço do BCAA?

O valor do produto vai depender da marca e principalmente da quantidade presente de Valina, Leucina e Isoleucina na composição.

BCAA retém Líquido?

Não. Por se tratar de um suplemento com aminoácidos apenas, não contém nenhum componente que retém líquido no organismo.

BCAA Vale a pena?

Se seu objetivo é melhorar o desempenho esportivo, recuperação muscular e estimular maior ganho de massa magra, neste caso o BCAA irá valer a pena.

Observação importante:

Para otimizar os seus resultados e saber a quantidade ideal de suplementação e dieta personalizada  para o seu tipo específico de treinamento esportivo,  procure a orientação do Profissional Nutricionista Especialista em Nutrição Esportiva , assim terás resultados mais rápidos e duradouros!

Artigo escrito por:

Vanessa Mara Lodi
Nutricionista (CRN10-2310)

Especialidades:

  • Especialista em Nutrição Esportiva e Suplementação
  • Emagrecimento
  • Reeducação Alimentar
  • Membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional

Contato:
Fone: (48) 9623-2904
E-mail: vanessamaralodi@hotmail.com